Instituto Butantan anuncia nova vacina contra a Covid-19

O Instituto Butantan divulgou nesta sexta-feira (26) a criação da Butanvac, a nova vacina contra a Covid-19 “100% brasileira”, que utiliza a mesma tecnologia da vacina da gripe.

Na manhã desta sexta-feira (26), o Governador João Doria anunciou que o Instituto Butantan vai começar a produzir a primeira vacina 100% brasileira contra a Covid-19. A previsão feita pelos desenvolvedores, se conseguirem o aval da Anvisa, é de que já em abril, comecem as fases 1 e 2 dos testes clínicos da vacina. Eles também estão querendo começar a fabricação em maio e a distribuição em julho.

O governo de São Paulo já mandou o pedido de iniciação dos testes clínicos para a Anvisa, que anda está em análise.

Segundo especialistas ouvidos pela Globonews, o prazo apresentado pelo instituto pode ser “irreal” e incerto, pois ainda é necessário analisar documentos do instituto e passar por diversas fases até chegar à distribuição. Além disso, o governo de Doria vem apresentando atrasos em suas últimas promessas relacionadas ao combate a Covid-19, contribuindo para essa incerteza.

Imagem da caiva da vacina Butanavac, produzida pelo Instituto Butantan
Vacina ButanVac | Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

A tecnologia da Butanvac consiste em usar o vírus da Doença de NewCastle (doença respiratória que não provoca sintomas em humanos) como uma espécie de vetor para levar a proteína Spike. Assim, estimula a produção de anticorpos contra a Covid-19. Em relação ao vetor , ele vai se desenvolver em ovos de galinha embrionados, gerando doses de vacinas inativadas, com fragmentos de vírus mortos. Com isso, a Butanvac fica com um alto índice de segurança, por já termos uma vacina com essa engenharia funcionando – a da gripe.

Temos uma matéria explicando como funcionam as tecnologias de algumas vacinas, você pode lê-la clicando aqui.

Inicialmente, a Butanvac foi anunciada como 100% brasileira. Porém, no mesmo dia (26) o hospital estadunidense Mount Sinai disse que a vacina foi desenvolvida na Icahn School of Medicine, do Instituto Monte Sinai, em Nova York (EUA). Logo à noite, Butantan disse que firmou parceria com a escola norte-americana e que tem licença para o uso e exploração de parte dessa tecnologia.

Apesar de tudo isso, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirma para a Folha de S.Paulo que a vacina está sendo desenvolvida integralmente pelo instituto e reforçou parcerias com consórcios internacionais.

“Garantimos o trabalho em conjunto com a Mount Sinai e O Butantan se orgulha desta nova etapa, que trará para o país um novo insumo tão importante em um momento tão delicado de pandemia.”

diz Instituto Butantan em nota.

Start typing and press Enter to search