Manolita apresenta coleção com novidades sustentáveis

A marca conhecida por seus saltos coloridos e de formas únicas, Manolita, apresenta coleção com saltos e flats feitos a partir do couro de peixe Pirarucu extraído pela população ribeirinha.

Criada pela capixaba, Débora Leal, Manolita surgiu em 2012 com o objetivo bem claro: Ser uma marca de slow fashion, que utiliza práticas sustentáveis e produção artesanal.

A Manolita é uma marca de sapatos que não segue tendências e sim o coração. Temos a missão de encantar, através das cores, formas e estética inusitada.

Em 2019, a marca passou a usar técnicas de upcycling, ao substituir os saltos de plástico, ou de madeira certificada, por canos de PVC coletados de diversos lugares. No primeiro lançamento foram retirados 300kg de canos descartados em ferros-velhos na cidade de São Paulo. Atualmente os produtos são divididos em “itens conceitos”, onde da pra ver o cano, e “comuns”, que são revestidos.

Salto de PVC cru – “Item conceito”
Salto de PVC revestido em couro -Naked Public Listrada

Além dessa técnica, no mesmo ano a Manolita passou a receber itens de coleções anteriores para serem reaproveitados em uma nova linha que teve seu lançamento em março de 2020. Em entrevista pra Vogue, a ideia de Debora era que depois de receber as doações iriam pensar no caminho que iria seguir para coleção e o que não fosse usado seria encaminhado para a ONG Projeto Arrastão.

Agora, a novidade da marca!

Para implementar ainda mais a eco-friendly dos materiais usados na confecção dos produtos. A nova coleção conta com saltos e flats Pirarucu, edição limitada, feitos a partir do couro de peixe e extraídos diretamente por comunidades ribeirinhas da Amazônia. A sustentabilidade vem do reaproveitamento de quilos de couro, onde enriquece a população ribeirinha e reduz a quantidade de material descartado. O pirarucu é umas das espécies mais representativas da Amazônia, a pesca são subprodutos da indústria pesqueira e vem de criatórios regulamentados.

Outra novidade, são os tamancos Lolly. com tiras assimétricas, salto geométrico em madeira de reflorestamento, pintada á mão e bico quadrado, produzidos artesanalmente em palha de carnaúba, a “árvore da vida”, típica do nordeste brasileiro.

Além das novidades e princípios sustentáveis, a Manolita também possuiu um design e uma escolha de cores elegantes mas sem perder o toque divertido. Os três modelos podem ser encontrados no e-commerce ou nas lojas físicas.

Start typing and press Enter to search