Poder Executivo: Entenda como funciona

Os ministérios do atual governo do Brasil estão sempre nas primeiras páginas dos jornais, portanto, entenda como são divididos.

Quando o assunto é política muita gente fica confusa sobre quais termos usar ou onde procurar ajuda se tiver algum problema. Espero que ao final desta matéria você já consiga entendar uma pouco mais sobre nossa bancada de ministérios.

A atual conjuntura política do Brasil é dividida em três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Hoje iremos falar sobre o executivo.

O poder executivo tem como objetivo governar a população, mas é claro ele não faz as suas escolhas sozinho. Tudo precisa ser acertado entre os três poderes, entretanto, isso é assunto para outro dia.

O poder executivo federal tem como chefe o Presidente da República, atualmente sendo Jair Bolsonaro (sem partido). Os ministérios são órgãos que trabalham para o governo federal, sendo assim, os ministros são uma espécie de assessores do presidente.

Desde junho de 2020 são 23 pastas ministeriais, sendo: 17 ministérios, 2 secretárias e 4 órgãos. Os ministérios são órgãos que assessoram o governo.

Mas ai vem a duvida, como são escolhidos os ministros?

Os chefes das pastas ministeriais (ministérios) são escolhidos pelo Presidente da República, eles não precisavam ter especialização do cargo que vão assumir. Os únicos requesitos são: ter acima de 21 anos e ter o direito de votar e ser votado.

Bolsonaro, atual presidente, não precisa justificar para ninguém se quiser demitir algum ministro e nem explicar o porquê de sua contratação. Geralmente, os presidentes escolhem ministros que tenham pensamentos ideológicos iguais aos seus, para que as decisões tomadas estejam de acordo com seu discurso.

Desde junho de 2020 são 23 pastas ministeriais, sendo: 17 ministérios, 2 secretárias e 4 órgãos. Os ministérios são órgãos que assessoram o governo.

Start typing and press Enter to search