Moda em revolução! Você conhece o Fashion Revolution?
Após o desabamento do Rana Plaza, em 2013, com o objetivo de uma indústria mais justa e limpa tanto para o meio ambiente como para os trabalhadores, surgiu o movimento Fashion Revolution.
Sendo o maior movimento de moda do mundo, a Fashion Revolution luta por uma moda justa, transparente e responsável. Foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizarem com o desabamento que ocorreu no Rana Plaza, em 24 de abril de 2013, que matou cerca de 1.134 trabalhadores da indústria têxtil e deixou mais ou menos 2.500 feridos. Estes que trabalhavam para marcas globais em condições análogas à escravidão.
O movimento possui designer, acadêmicos, escritos, empreendedores e outros que amam a moda e lutam por uma evolução social e ambiental. A campanha #QuemFezMinhasRoupas, que inclusive a Impacto marca que entrevistamos participa, tem como objetivo conscientizar sobre todos os processos e fases na confecção de uma peça.
No Brasil o movimento chegou em 2014, promovendo a Semana Fashion Revolution, um evento organizado em rede nacional que envolve conversas, aulas e exibição de filmes que contribuam para a mudança na mentalidade e comportamento de consumidores, empresas e profissionais da moda.
A semana Fashion Revolution 2020 aconteceu estritamente no ambiente digital, e impactou aproximadamente 100 mil pessoas em 65 cidades do Brasil, organizado por 65 representantes locais, 55 embaixadores em 114 escolas e universidades, comprometidos com a organização de mais de 200 eventos. Além disso, aproximadamente 500 marcas de vestuário se engajaram na campanha como diz no site do movimento.
Nós queremos que você pergunte: ‘Quem fez minhas roupas?’. Essa ação irá incentivar as pessoas a imaginarem o “fio condutor” do vestuário, passando pelo costureiro até chegar no agricultor que cultivou o algodão que dá origem aos tecidos. Esperamos iniciar um processo de descoberta, aumentando a conscientização de que a compra é apenas o último passo de uma longa jornada que envolve centenas de pessoas, e realçando a força de trabalho invisível por trás das roupas que vestimos
Orsola de Castro, co-fundadora do movimento.
A semana Fashion Revolution 2021, vai começar no dia 19 de abril e irá até o dia 25, para conferir a programação basta conferir o link oficial do movimento. E caso queira começar hoje a participar hoje da campanha #QuemfezMinhasRoupas? aqui vai o passo a passo:
- Tirar uma selfie com a etiqueta da marca que está vestindo
- Perguntar na legenda: @userdamarca #QuemfezMinhasRoupas? #FashionRevolution
- Poste e pronto!
Confira as metas estabelecidas pelo movimento
- fim da exploração humana e ambiental na indústria global da moda
- Condições de trabalho seguras e dignas
- Equilíbrio do poder redistribuído e igualitário em toda a indústria da moda global
- Uma indústria que trabalha para conservar recurso preciosos e regenerar ecossistemas
- Uma cultura de transparência e responsabilidade em toda a cadeia de valor
- Fim do uso de descartáveis e a mudança de um sistema onde os materiais são usados por mais tempo e nada vai para o lixo
- Herança, artesanato e técnica local são reconhecidas e valorizadas
Para participar já da revolução, é só clicar aqui.