Museu em Nova York ganha espaço dedicado à história LGBTQ+

Um museu em Nova York ganhará espaço dedicado à história e cultura LGBTQ+

O museu mais antigo da cidade de Nova York, The New York Historical Society, ganhará uma ala exclusiva em homenagem à cultura e história da comunidade LGBTQ+. A ala vai ocupar um andar inteiro do novo prédio do museu, com mais de 5 mil m2, que deve ficar pronto em 2024.

A ideia surgiu de uma parceria do The New York Historical Society com o The American LGBTQ+ Museum, que será o primeiro espaço de exibição do museu LGBTQ+. Este será o primeiro museu em Nova York que celebra a história e cultura do movimento. “Este é o maior passo que já demos para realizar nosso sonho e abrir o primeiro museu na cidade de Nova York dedicado a preservar e celebrar a história e a cultura LGBTQ +”, diz o museu em seu site.

O presidente do conselho do museu, Richard Burns, fala um pouco ao The New York Times sobre a necessidade de documentar a história do movimento. “De repente, chegamos a este momento, um ponto de inflexão em que mais e mais pessoas estão dizendo: ‘É melhor registrarmos essa história, integrá-la e celebrá-la antes que a percamos’”, diz Burns.

Para o projeto, eles entrevistaram mais de 40 mil pessoas LGBTQ+. Para Burns, “essas histórias são contadas na cultura popular. Precisamos de um museu que conte as histórias não contadas de vidas normais, vidas de ativistas, vidas que foram perdidas na queer Nova York e queer na América”

Representação do projeto da expansão do The New York Historical Society. | Foto: Alden Studios para Robert AM Stern Architects
ALGUNS MUSEUS LGBTQ+ PELO MUNDO

Em Nova York há o Leslie-Lohman Museum of Gay and Lesbian Art, um museu que é dedicado à arte LGBTQ+ e abriga mais de 24 mil obras.

Ainda em Nova York, mais especificamente no Brooklyn, há o Lesbian Herstory Archives. É um museu e acervo de três andares que abriga a maior coleção do mundo de materiais produzidos por e sobre lésbicas.

Aqui no Brasil, temos o Museu da Diversidade Sexual, que fica em São Paulo. O museu é o primeiro equipamento cultural relacionado ao assunto da América Latina. A missão do museu é “preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBT do Brasil por meio da pesquisa, salvaguarda e comunicação de referências materiais e imateriais”.

Em Berlim, na Alemanha, há o Schwules Museum (Museu da Homossexualidade), que abriga uma biblioteca, um arquivo e obras LGBT+.

Start typing and press Enter to search