Como dois polos opostos, o maximalismo e o minimalismo estão muito presentes na moda. Saiba suas características e como diferenciá-los.

O maximalismo e o minimalismo são dois estilos estão muito presentes na arquitetura e afins, mas o nosso foco vai ser a moda. Apesar de um look/peça maximalista ser completamente oposta a um look/peça minimalista, esses dois conceitos podem sim também andar juntos.

ESTILO MINIMALISTA

Prioriza peças mais atemporais, tons básicos, neutros e terrosos, tecidos mais clássicos – como alfaiataria. Como as produções mais minimalistas tem um tom de sobriedade maior, passam um ar mais elegante.

A tendência do slow fashion se relaciona muito com o estilo minimalista, já que “o menos é mais”. Pelas roupas serem mais básicas, neutras e práticas, fica mais fácil combina-las com as outras peças existentes no armário, sem a necessidade de consumir roupas em excesso.

ESTILO MAXIMALISTA

É totalmente o contrário do minimalismo, tudo aquilo que é considerado “exagero”: cores vibrantes, muito brilho, modelagens exuberantes, acessórios chamativos, estampas menos clássicas, mix de estampas e texturas, looks mais coloridos etc.

OS DOIS AO MESMO TEMPO

Para quem não quer ficar só em um deles, é possível combiná-los em um look só, apesar de opostos. Há a possibilidade de combinar peças e acessórios maxi e mini, ou vice-versa. Por exemplo: combinar uma calça de alfaiataria preta, uma camisa de cor vibrante com um blazer na mesma cartela de cor, mas com uma tonalidade diferente. Lembrando sempre que: a moda não tem regras, use e abuse como quiser.

Para inspirar ainda mais, temos uma pasta do Pinterest com possibilidades de looks maximalistas, minimalistas ou com os dois estilos juntos. Clique aqui para acessar.