O que é Colorimetria e por que aprender a fazer?
Já parou pra pensar que existem cores que podem te desvalorizar e esconder suas principais características? A colorimetria vai te ajudar a resolver isso de vez!
Você já deve ter visto algum vídeo circulando na internet de pessoas com um pedaço de tecido de x cor em baixo do rosto e que ao trocar por tom y o rosto ilumina e ganha mais destaque e as “imperfeições” somem, certo? Bom se você não tiver assistido um vídeo desse ainda é só colocar “teste de coloração pessoal” no Youtube que você vai achar váriooos exemplos.
O que é?
A colorimetria, ou coloração pessoal, é um teste feito a partir do princípio de entender a temperatura e saturação da pele para gerar um bom contraste e realce. A partir desse teste é possível descobrir qual seu tipo de pele (quente, fria ou neutra) e entender a cartela de cor ideal para ela e para cada subtom de pele.
A divisão da temperatura da pele é dividida nesses 3 tipos e a partir dele pode se montar a paleta de cor de cada pessoa classificando dentro das quatro estações. Mary Spillane, consultora de imagem e estilo, nos 1990 aprimorou esse método e dividu essas 4 estações em 12 diferentes classificações.
E como entender sua cartela de cor?
Então, primeiro é importante entender qual das três temperaturas sua pele se encaixa. Se as veias do seu pulso forem mais esverdeadas, é provável que seu tom seja mais puxado pro quente. Se ele for mais azulado, é provável q seja frio. E a temperatura neutra se encaixa no meio termo.
As cartelas de cores como dissemos anteriormente possuem 12 classificações:
- Verão Suave
- Verão Claro
- Verão Puro
- Primavera Clara
- Primavera Quente
- Primavera Intensa
- Outono Quente
- Outono Intenso
- Outono Profundo
- Inverno Suave
- Inverno Puro
- Inverno Profundo
Na hora da análise é levado em consideração o reflexo que cada uma das cores tem nas olheiras, no tom de pele e no contorno do rosto. O objetivo é combinar as cores do cabelo, olhos, veias e a temperatura com as das nossas roupas para que haja harmonia e os pontos importantes sejam destacados. Dessa forma as olheiras, e linhas de expressão podem ser disfarçadas.
Essa analise é feita por um profissional que através de metodologias consegue entender essas combinações. Análises mais profundas, além da identificação da temperatura da pele, o nível de contraste pessoal de cada um através do conjunto pelo, olhos e cabelos.
O profissional vai utilizar o círculo cromático para combinar as cores. Ele vai mostrar as cores complementares e análogas ajudando o profissional determinar as cores que iluminam o seu rosto, disfarçam o cansaço, harmonizam com a sua aparência e passam bem longe de um aspecto cansado e envelhecido.
As vantagens de entender sua paleta de cor são muitas. Desde combinar as peças que mais te valorizam e que vão destacar suas principais características, até a economia de comprar peças que com certeza irão te valorizar.
Se quiser saber mais profundamente sobre as cartelas de cores recomendamos a ler o artigo do blog da empresa Zanotti e ficar de olho no nosso Instagram que vamos postar lá algumas inspos e referências pra te ajudar a entender esse processo! 😉