O que esperar da política em 2022
Quando o ano muda todo mundo fica na esperança de encher a lista de metas, né? E isso não é diferente na política, mas diferente da lista de metas, nós teremos uma lista de eventos importantes.
Isso mesmo que você leu! Neste ano teremos as eleições presidenciais, governamentais, além da escolha de novos senadores e deputados federais. Ampliando mais a nossa lupa para outros países, temos o início do mandato de Gabriel Boric e a transição completa de monarquia para governo republicano em Barbados, que tem Sandra Mason como primeira presidente.
Eleições no Brasil
Sem dúvida nenhuma as eleições de 2022 já são pautas recorrentes nas conversas desde a eleição presidencial de 2018. E, por isso que será o evento mais importante do país. Nas eleições deste ano os brasileiros votarão para escolher o seu(ua) novo(a) presidente da República, o Governador(a) de seu Estado, senador(a) e deputado(a) federal e estadual.
A análise feita por muitos profissionais é de que estas eleições serão, novamente, totalmente polarizadas. As pesquisas feitas pelo Data Folha indicam que os candidatos à presidência para um possível segundo turno serão Jair Bolsonaro, atual presidente, e Lula, ex-presidente. As pesquisas ainda indicam que a terceira via, cada vez mais crescente, também será a intenção de votos de alguns brasileiros. Os representantes desta categoria são: Ciro Gomes e Sergio Moro, ex-juiz da Lava Jato e que também foi Ministro da Justiça e Segurança Pública nos dois primeiros anos do governo de Bolsonaro.
Lula, que até o momento ainda confirmou a sua candidatura, concorreria à presidência pelo PT, partido em que esteve durante toda a sua vida política. Ele já tem feito pelo país alguns encontros com políticos de outros partidos, e o nome mais cotado para ser seu vice-presidente é de Geraldo Alckmin, que já foi governador de São Paulo.
Já o presidente Bolsonaro bateu o martelo e já tem um partido em que irá disputar as eleições: o PL. Nas eleições de 2018 ele concorreu pelo PSL, mas uma briga com o presidente do partido no primeiro ano de seu mandato o fez deixar o partido. Após dois anos sem nenhum partido e a sondagem de vários, ele filiou-se ao PL, que detém uma maior base, até então, no Congresso.
O início do mandato de Gabriel Boric
Gabriel Boric tornou-se o presidente mais jovem a ser eleito no Chile, onde venceu com 56% dos votos seu adversário de extrema-direita, José Antonio Kast. Até 2026 ele será o presidente do Chile, e em suas propostas durante a campanha prometeu impedir o avanço do autoritarismo e conservadorismo no país. Esta foi a primeira vez, desde 1990, que o Chile chegou ao segundo turno das eleições presidente, ano em que ocorreu a redemocratização do país.
Boric ainda defendeu em sua campanha uma reforma tributária no país e a adição de maiores impostos para empresas privadas.
O que nos resta agora é ficar de olho no primeiro ano do presidente no mandato, que contará ainda com uma nova Constituição que precisa ser aprovada.
A transição de Barbados em República
No último dia 29 de novembro Barbados tornou-se, oficialmente, um país de república democrática. Independente do Reino Unido desde 1966, a chefe de Estado do país ainda era a rainha Elizabeth II, isto porque o regime político era o monárquico. Onde o poder de Estado do país é decidido pelo rei/rainha e sua linha de sucessores.
A nova presidente do país será Sandra Manson, primeira mulher do país a ser admitida na ordem dos advogados. Como presidente ela terá o maior cargo país, mas será de forma semipresidencial, pois, contará com a presença da primeira ministra.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre a diferença entre chefe de Estado e chefe de Governo, confere a matéria que nós fizemos aqui na Freezone explicando um pouco melhor e citando alguns exemplos pra te deixar mais por dentro das notícias.
E você está ansioso(a) pro cenário político que vamos ter no mundo neste ano de 2022? Conta pra gente!