O retorno do disco de vinil

Em um mundo dominado pela música digital e streaming, um som analógico vem ganhando força entre os mais jovens: o disco de vinil. Contradizendo as expectativas, a geração Z, conhecida por sua imersão no mundo digital, está impulsionando um ressurgimento do vinil, desafiando as tendências e resgatando um formato clássico com novas perspectivas.

Ao todo, os vinis somaram R$ 11 milhões de faturamento em 2023. Os CDs faturaram pouco mais da metade, com R$ 5 milhões e os DVDs musicais ficaram com “apenas” R$ 400 mil. Este faturamento representa apenas 0,6% do faturamento total da indústria musical no Brasil.

O impacto do K-Pop no mercado fonográfico

De acordo com a International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), a Ásia lidera a venda de vinis, CDs e DVDs musicais, com 49% das receitas provenientes desses formatos. Ou seja, quase metade da música consumida nesta região é física, e o K-Pop é um dos principais responsáveis por esse fenômeno. Os fãs impulsionam o mercado e desafiam a era digital, através de suas coleções com os álbuns físicos.

Taylor Swift e inflação no Reino Unido

No ano passado, o Gabinete de Estatísticas Nacionais do Reino Unido (ONS, na sigla em inglês) publicou a sua atualização sobre a cesta dos mais de 700 bens e serviços que utiliza para medir a inflação. Os LPs voltaram com tudo nos últimos anos, sendo os itens que saíram da cesta há mais de três décadas.

Muitas vezes a cesta reflete a adoção de novas tecnologias, mas o retorno dos discos de vinil mostra como o renascimento cultural pode afetar nossos gastos.

Matt Corder, diretor de preços do ONS, em um comunicado.

A inflação no Reino Unido em 2023 desacelerou de 11,1% para 4%, mas permanece acima da meta de 2% do banco central. No mesmo ano, 6,1 milhões de discos de vinil foram vendidos em território britânico, o maior número desde 1990, segundo dados da British Phonographic Industry (BPI), uma associação de gravadoras e gravadoras do Reino Unido.

E a loirinha não poderia estar de fora dessa, né? O álbum 1989 (Taylor’s Version) vendeu o maior número de cópias até agora este ano, seguido por “Hackney Diamonds”, dos Rolling Stones, e “Did You Know Know There’s A Tunnel Under Ocean Blvd”, de Lana Del Rey e “Speak Now (Taylor’s Version).

Mas por que o disco de vinil?

Para os amantes da música, ouvir um disco de vinil é uma experiência sensorial completa. Outro fator é a busca pela nostalgia, uma conexão com o passado. Mas ao mesmo tempo, o vinil também serve como porta de entrada para novos gêneros musicais e artistas, incentivando a exploração e o descobrimento de músicas fora do radar das plataformas de streaming.

Resta saber se o amor da geração Z pelo vinil se trata apenas de uma tendência passageira ou se representa uma mudança mais profunda na forma como consumimos música. O tempo dirá se o vinil conseguirá se manter relevante em um mundo cada vez mais digitalizado.

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