Os destaques da Semana de Alta Costura em Paris
Com a modelo Naomi Campbeel estrelando o vídeo de abertura, a semana de alta costura em Paris se iniciou nessa última segunda feira (06/07). Viktor&Rolf, Christian Dior, Chanel, Giambattista Valli, Julien Fournié, Ralph&Russo e outras 28 Maisons, fizeram parte do evento que, para se adaptar as novas condições mundiais, foi totalmente online. As marcas contaram com todas as ferramentas digitais como o instagram, vimeo e youtube para a divulgação dos projetos de apresentação.
Confira agora alguns dos destaques da semana.
Maria Grazia Chiuri, atualmente Diretora Criativa da Dior, traz referência ao movimento surrealista. Com um vídeo dirigido pelo cineasta italiano Matteo Garrone e uma apresentação inspirada num cenário pós guerra mundial onde a procura pela alta-costura havia sido completamente esquecida e, em 1945, 15 estilistas decidiram desenvolver seus looks em miniaturas de aproximadamente 1/3 do tamanho do corpo humano. A história que a Diretora da Maison se inspirou é um emblema de esperança, resiliência e criatividade em tempos difíceis.
Com uma viagem ao redor do mundo, Tamara Ralph, Diretora criativa da marca, busca inspiração nas sete maravilhas do mundo e nas culturas dos países que abrigam tais monumentos. “Queríamos olhar para o meio ambiente e viajar por si só em alguns dos lugares mais especiais do mundo. Por isso, olhamos para as sete maravilhas do mundo para nos aprofundarmos nas culturas de alguns desses diferentes países e observar as cores e a vibração que os celebra como cultura.” diz a designer. A maison também apresenta Holly, uma modelo criada digitalmente, seu nome significa força e poder.
Giambatista Valli apresenta a coleção com um vídeo em estúdio estrelando Joan Smalls e ao lado dela, em tela dividia, aparece imagens de Paris. “Com ou sem a gente, a natureza está seguindo” diz o designer a respeito do tempo que estamos de lockdown para a Vogue. Apesar de simples a escolha de apresentação os looks são marcados por exagero nos volumes e formas e em sua maioria monocromáticos.
Virginie Viard, indo no caminho contrário da coleção de Primavera/Verão onde optou por simplicidade, traz para a coleção de alta costura Outono/Inferno looks inspirados em princesas punk. Com um vídeo produzido pelo fotógrafo Mikael Jansson a maison apresenta uma coleção com um toque mais Karl Lingerfield do que Gabrielle Chanel, como aponta a designer. Os looks misturam glamour e excentricidade e conta com recortes e montagens não tão tradicionais.
Com um vídeo em stop motion e titulado “O grande circo Aganovich” a label uma coleção ja apresentada em Julho de 2019. Naquela época era pra ser ter feito um vídeo em parceria com Erik Madigan Heck, mas isso nunca aconteceu até que, com as limitações impostas pelo COVID-19 surgiu a oportunidade. Agora, por que a escolha da coleção foi a mesma da anterior ? Fica essa questão.
Com um vídeo em forma de Manifesto na plataforma Vimeo, a label traz uma apresentação em que o foco está não somente no visual mas no que se é narrado. Uma modelo cercada pelos profissionais responsáveis pela confecção e criação da coleção é o que se é visto. A narração conta com tópicos como autenticidade, exclusividade, liberdade criativa e valorização do artesanato. O designer explica como ele enxerga o universo da Alta Custura e como explicita isso em cada peça que produz. Vale ressaltar que a coleção foi feita de forma eco-friendly ,ou seja, sem desperdícios. “Julien Fournié NUNCA repete o mesmo design para dois clientes. Nem mesmo quando um cliente solicita uma aparência de uma coleção específica. Nem mesmo se os clientes baseados em continentes diferentes solicitarem o mesmo design. Depois de comprá-lo, você é a única pessoa no mundo a possuí-lo.”, diz o designer.
Apesar de tempos sombrios Vitor&Rolf souberam tratar dos sentimentos relacionados ao isolamento e tudo que a pandemia trouxe de maneira tranquila e inteligente. Intitulado “Change” o vídeo apresentação é composto por 9 looks, que honestamente falam por si só, mas que em conjunto com uma narração descritiva dão um toque simples e confortável ao show. Os looks contam com casacos com peças abstratas, mangas exageradamente longas e vestidos com emojis para expressar os sentimentos conflituosos dos últimos tempos. A Maison se destaca na semana por apresentar a coleção com uma mensagem de otimismo e diversão.