Palestina e Israel: as tensões não começaram agora
Nessa semana, os noticiários foram inundados com vídeos e relatos do que está acontecendo em algumas cidades de Jerusalém e como a tensão entre Palestina e Israel têm tomado grandes proporções, mas, engana-se quem pensa que isto começou agora
Na última semana, por volta do dia 6 de maio, as tensões entre a Palestina e Israel se tornaram irreparáveis quando algumas famílias de Sheik Jarrah, em Jerusalém Oriental, foram ameaçadas de despejo de suas casas por colonos israelenses.
Jesusalém é considerada como uma das cidades de descendência mais religiosa do mundo, pois, na linha do tempo da sua história ela serviu de berço para a fé de diversas religiões, como: os muçulmanos, judeus, cristãos e muito mas.
Mas, nas últimas semanas o território está sendo palco de uma grande tensão que não se inicou há pouco tempo entre Israel e Palestina, muito pelo contrário, é um conflito antigo. Em 1947, a ONU separou Israel e Palestina através da Resolução 181, em que dava para cada um Estado. Entretanto, a divisão não foi satisfatória para os palestinos que tinham uma população maior e ficaram com um território menor, além de, terem as terras menos férteis. Após a divisão, esse conflito não parou e em 1948 Israel se auto-declarou um Estado independente. E após essa declaração os exércitos dos judeus invadiram algumas partes das terras delimitadas pela ONU como da Palestina, e declararam que ali também era de Israel. A BBC News Brasil fez uma reportagem em que apresenta a linha do tempo desse acontecimento, para ler e saber melhor, clique aqui.
Entendendo o que está acontecendo agora em 2021…
Seis famílias palestinas que moram em Sheik Jarrah sofreram ameaças de despejos por parte de colonos judeus, que alegam na justiça israelense que eles querem retomar suas casas no bairro, que antes da divisão da ONU pertencia à eles. Entretanto, as leis controversas israelenses desperta a ira dos palestinos, pois, segundo eles “A lei israelense permite que judeus reivindiquem propriedade judaica antes da guerra de 1948, mas proíbe os palestinos de recuperarem propriedades que perderam na mesma guerra, mesmo que ainda residam em áreas controladas por Israel.” Por isso, as ondas de conflito começaram, pois os palestinos, segundo a lei, teriam que deixar suas casas e suas vidas que contruirão para trás sem poder levar nada. Protestos por Sheik Jarrah começaram, e em resposta o exército israelense abriu fogo contra os protestantes.
Desde então, ataques de mísseis têm sido recorrentes de ambos os lados e muitas pessoas tem ficado feridas e mortas. Nas redes sociais, muitos ativistas palestinos tem relatado e compartilhado o relato das pessoas que estão no meio das cidades em que estão no conflito, se você quiser assistir alguns vídeos, recomendandos o perfil da Hyatt Omar.