Protetor solar: um cuidado para todas as estações
O protetor solar é um grande aliado no verão e todos estão sempre a procura dele nos dias mais ensolarados, entretanto, no resto do ano ele fica meio esquecido. E é aí que o erro começa.
O autocuidado pessoal geralmente começa de dentro pra fora, e se você quer começar um agora e sente que está no momento de mudanças, leia a nossa matéria sobre essa prática e o porquê é tão importante você ter um momento do seu dia para se cuidar e desligar o modo automático da vida. E, para continuar com esse cuidado na parte externa, hoje vamos falar um pouco de um produto que é necessário na sua rotina de skin care todo dia e várias vezes durante as 24 horas, isso mesmo, o nosso querido protetor solar!
É mais do que comum você olhar para o dia que está nublado e pensar que a sua pele não precisa de proteção contra os raios UV, porque não tem sol, né?! Mas é aí que o perigo mora. Os raios UVA estão presentes desde o pôr do sol, independente do clima que está fazendo no momento, eles são responsáveis pelas manchas na pele, alergias, o câncer de pele e a falta de colágeno. Sendo também os mais agressivos e penetrantes na pele humana. Já o UVB é raio solar que está ligado diretamente aos dias ensolarados, mais precisamente no verão, e são responsáveis pela vermelhidão e afetam a pele mais superficialmente, representando 5% das radiaçõe solares. E, como você deve estar imaginando, os outros 95% são representados pelos raios UVA.
Não são apenas os raios Ultravioletas que podem ser evitados com o uso do protetor solar, com a pandemia o home office virou uma prática de trabalho adotada pela maioria das empresas e o tempo em frente às telas aumentou consideravelmente na rotina das pessoas, e as luzes dos monitores, seja do celular ou do computador também são prejudiciais à sua pele. O especialista em ciências médicas da Unicamp, Lucas Portilho, explicou em uma entrevista ao A cidade ON Araraquara que os computadores, celulares, tablets e televisões emitem uma luz que é formada pela luz vísivel e a luz solar. A vísivel é composta por diversas cores, entre elas a azul, que causa o maior dano à pele. Ela é capaz de emitir uma radiação mais energética, que pode gerar uma inflamação e danos ao colágeno.
Por isso, a nossa dica de hoje é para que você use protetor solar todos os dias, entretanto, antes consulte um médico especializado em dermatologia para que possa indicar e avaliar qual será o melhor produto e marca que poderá proteger a sua pele.