Título de eleitor: entenda como regularizar o seu
Em 2022 serão feitas novas eleições no Brasil e você precisa de um título de eleitor para poder exercer o seu direito, então, entenda como regularizá-lo
As próximas eleições que definirão o novo presidente, vice-presidente, governadores dos Estados, vice-governadores, senadores e deputados federais acontecerão em outubro de 2022, e novos políticos estão sob o comando do poder Legislativo, e para poder votar é necessário estar com seu título de eleitor regularizado. O Brasil é um país em que a presença dos cidadãos para a votação é obrigatória, apenas para eleitores de 18 a 70 anos.
A obrigatoriedade não se aplica para analfabetos e para maiores de 70 anos.
A partir dos 18 é obrigatório que todo jovem compareça à seção e zona eleitoral escolhida para votar, e caso não possa ir poderá justificar a sua ausência ou pagar uma multa. Entretanto, a partir dos 16 anos já é possível obter o seu título e votar nas eleições.
Como tirar o seu título?
A pandemia causada pelo coronavírus limitou bastante atividades que eram feitas presencialmente e a criação do título de eleitor foi um dos afetados. O Tribunal Superior Eleitoral ampliou o serviço Título Net que já tinha em seu site, e passou a disponibilizar a possibilidade de fazer o cadastro de seu título de eleitor sem sair de casa! A sua primeira via pode ser feita através dessa página no site do TSE. E para isso você vai precisar de:
- Comprovante de residência atualizado
- Documento de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação…)
- Certificado de quitação militar (exigência apenas para os homens!)
- Uma selfie com o documento com foto ao lado do rosto.
Após isso, entre na página específica do TSE que colocamos ali em cima e siga as instruções que são disponibilizadas no site. Super rápido, né?
Agora se você mudou de cidade ou o seu local de votação está muito longe de onde você mora, também é possível fazer a alteração da sua zona eleitoral de forma remota. Isso mesmo que você leu, no site do TSE e na aba Titulo Eleitoral > Tire seu título > Iniciar atendimento remoto é possível selecionar o atendimento para a mudança de local. Mas, para isso você vai precisar de:
- Uma cópia digitalizada do comprovante de residência atualizado
- Um documento de identificação com foto
E caso você não consiga comparecer para votar por algum motivo particular, é possível justificar a sua ausência. Pode ser feito através do aplicativo e-Título e preencher os dados necessários para a justificativa. Agora se você prefere fazer presencialmente, é só se dirigir a qualquer zona eleitoral com seu título, um documento com foto e um formulário de requerimento de Justificativa Eleitoral que pode ser impresso no site do TSE.
Se não houver nenhuma justificativa, será necessário que o cidadão pague uma multa no valor de R$ 3,51 referente a cada dia de votação em que não compareceu. O não pagamento da multa impossibilita o mesmo de prestar concursos públicos, receber salários públicos e muitos outros benefícios.
Não fique sem votar, esse é um direito seu! 🙂