União entre moda e sustentabilidade rende boas peças
Damenny Elásticos, empresa do ramo da moda com peças confeccionadas a partir de elásticos deu um olhar para a sustentabilidade e está lançando uma nova coleção em parcerias com as artesãs de Podemoro, em Santa Catarina. A união entre esses dois nichos só poderia ter resultados totalmente incríveis.
Handgemacht é muito conhecida na cidade de Santa Catarina, pois é conhecida como uma feira do artesanato e é simplesmente um ponto essencial para visitar quando estiver na cidade… E pensando nisso, a empresa Damenny Elásticos, que produz lingeries, roupas de esporte e até uma coleção de roupas de cama andou pensando sobre no que poderia transformar os “restos” de elásticos que sobram de suas produções.
E, pensando no apoio à comunidade e na sustentabilidade que eles foram atrás de 8 artesãs que vendem suas peças no Handgemacht para confeccionarem uma coleção de bolsas a partir dos elásticos que não foram usados nas peças. Todo o projeto foi pensado a partir da nova coleção da Damenny, que contará com as maiores tendências da moda atualmente, e as bolsas estão entre uma delas. “Com o intuito de reutilizar todo o processo têxtil, sem desperdícios para o meio-ambiente, surgiu a ideia de confeccionarmos essas bolsas. Para desenvolver este trabalho, pensamos nas artesãs, também como uma forma de ajudar a comunidade, em Pomerode, com um setor muito afetado pela pandemia”, afirma Cátia Inês Vogel, do setor de estilo e desenvolvimento, responsável pelo projeto.
O uso do crochê foi pensando a partir da grande demanda que eles está tendo atualmente, e isso já foi falado aqui na Freezone, para conferir a nossa matéria sobre crochês, clique aqui.
“É muito interessante mostrar que não é só o elástico pra vestuário, que ele pode ser usado pra vários fins. Então aceitamos confeccionar as bolsas e divulgar também a nossa marca, por meio do evento. Em contrapartida, também, vamos receber material pra trabalhar e, futuramente, desenvolver outros itens com o material, que estarão à venda na Handgemacht. Para nós também foi algo muito inovador”
contou Rafaela Trapp, presidente da Associação das Artesãs
Por tratar-se de um produto artesanal, cada bolsa terá a sua combinação de cores e será única. A união entre sustentabilidade e artesãos têm crescido cada vez mais e rendendo peças lindas!