#VemMudar: 3 atitudes sustentáveis no cotidiano
Estamos na primeira semana do ano e com isso chega aquela sensação de querer mudar e construir novos hábitos. Pensando nisso hoje vamos apresentar 5 mudanças para uma rotina mais sustentável.
Quando falamos de “mudanças sustentáveis” estamos nos referindo a mudança de alguns objetos ou atitudes que fazem parte da nossa rotina e que nem percebemos o tanto que podem impactar o meio ambiente. Muitas coisas acabamos adicionando na nossa rotina apenas por influência social, e quando percebemos que talvez aquela atitude não faça tanto sentido é quando conseguimos mudar.
É claro que devemos considerar questões sociais e econômicas quando pensamos em mudar determinados hábitos, por isso hoje a ideia é pontuar o que pode ser mudado. Com o conhecimento em mente e dentro da realidade de cada um de vocês leitores podemos então, de pouco a pouco, caminhar para rotinas mais saudáveis!
Ok, vamos lá!
1. Evite descartáveis
Não é segredo pra ninguém que o plástico é um dos po luentes mais encontrados no meio ambiente hoje. Isso porque hoje temos uma maneira de consumir muito acelerada e em grandíssima quantidade. De acordo com o Atlas do Plástico, entre 1950 e 2017, um total de 9,2 BILHÕES DE TONELADAS DE PLÁSTICO foram produzidas pelo ser humano.
A gente sabe que é bem difícil tirar o plástico das nossas vidas considerando que ele é extremamente presente em quase todos os estabelecimentos como sacolas plásticas de mercado, copos descartáveis ao lado de bebedouros, escova de dente e em 98% das embalagens dos produtos.
Então uma maneira de contribuir com a luta ambiental sem muitas dores é evitar o máximo que conseguir o material. Escolha produtos em embalagens de vidro ou de materiais reciclados como escovas de bambu, shampoos e condicionadores em barra e hastes flexíveis de papelão.
2. Evite desperdícios
Como dito anteriormente estamos num grandíssimo ciclo de consumo excessivo e por consequência desperdício descontrolado. Uma maneira de mudar isso é evitar o desperdício desde coisas materiais até os alimentos.
Controlar o desperdício, assim como o consumo, ajuda o meio ambiente e o seu bolso. Sabe a casca da banana que geralmente jogamos no lixo? Ela pode ser transformada num belíssimo pão de banana por exemplo. São muitas as possibilidades de reaproveitar os alimentos que achamos que devem ser descartados.
Ah, e quando falamos de coisas materiais ao invés de descartar pense em passar pra frente (seja vendendo ou doando), com certeza será uma forma bem mais proveitosa de se desfazer de algo 😉
3. Saiba de onde vem suas roupas
Como diria nosso movimento amado Fashion Revolution, se pergunte quem fez as suas roupas. Sempre falamos por aqui sobre o impacto que a indústria têxtil tem sob a vida de diversas pessoas além do meio ambiente. Se pergunte quem fez suas roupas, a origem do material e da mão de obra.
Uma dica é optar pros brechós ao invés de lojas de departamento. Além de serem peças de maior qualidade voltamos ao tópico 2 e evitamos o desperdício! Se quiser saber mais sobre os impactos da indústria fast fashion temos algumas matérias pra você começar.
- O impacto do mercado Fast Fashion
- Os fundamentos para uma marca fashion sustentável
- A importância dos brechós para a mudança na moda
E não deixa de conferir nosso Instagram que sempre falamos sobre marcas e outros conceitos da sustentabilidade! Até a próxima 😉